Os Homens

Ela gritou.

Jamais alguem havia lhe dito isso face a face, com tamanha verdade.

Um odio seco, interno, maligno.
Ateh hoje o som lhe vinha a cabeca como um eco, uma cicatriz cerebral.

-Do nada voce vem pra mim e diz que nao me ama mais ? Sem me dar um aviso ? Nem um sinal de que as coisas nao estavam bem ?

Ela tinha razao.
E odio.

-Eu sei. Nao tem explicacao. Ele falou num tom pequeno, fragil.

Quase inaudivel continuou:
-Fui fraco. Me perdoa?

-Perdoar ? Voce esta' me abandonando e ainda pedindo que eu te perdoe? Que entenda seu lado ? Nunca mais ! Ouviu, nunca mais !

Num gesto irracional ela arrancou o telefone da parede. A tensao chegava ao maximo. Andou de um lado para outro furiosa, quando, finalmente, jorrou todo seu odio no olhar.

Ele, atonito, abaixou mais a cabeca. Foram 10 segundos que duravam ateh hoje.

Como ele nao reagia, ela entrou para o quarto batendo a porta com violencia. A chave que estava na fechadura voou com o impacto.

Algumas mulheres aprendem a dominar a raiva diferentemente dos homens: Homens partem para briga, esmurram.

Mulheres fervem.

O som da batida na porta ainda ecoava em seus ouvidos quando ele pressentiu o momento: era agora ou nunca, tinha que sair e nao voltar mais, abandonar tudo.

Ela era mais forte, sempre foi.

Quando foi pegar as chaves sobre a mesa viu as fotos do ultimo ano.

-Nao tenho mais lugar para trabalhar aqui, ele reclamava.
-Mas eu nao sei viver sem diariamente ver os porta-retratos e voce sabe muito bem a razao, ela o persuadia.

Haviam se conhecido por causa de uma fotografia.

Foi assim.

Ele viu a foto dela na casa de uma amiga. Em 3 outras oportunidades pediu para ver o mesmo album e comentou que estava visualmente apaixonado pela mulher daquela foto - e apontava com o dedo no album.

-Quer a foto pra voce ? perguntou a amiga.
-Claro, ele euforicamente respondeu. A etica de tal atitude nem lhe passou pela cabeca.

Alguns dias passaram e a amiga finalmente comentou com ela sobre o acontecido.

Ela odiou.

Argumentou que em hipotese alguma se sentia confortavel com a situacao.
Um homem tendo sua foto pessoal sem ela ter aprovado?

A amiga ofereceu uma solucao:
-Quer uma foto dele ?

Ela fez um silencio pensativo.
-E' obvio que nao. Sua etica falava alto.

-Mas ele e' interessante, insistiu a amiga.
-N a o.

No outro dia a amiga deixou em sua porta um envelope com a palavra "NAO" escrita no destinatario.
Foi impossivel nao abrir.

Um ruido vindo do quarto trouxe ele de volta para sala. Um tremor no peito fez o cerebro gritar ao resto do corpo:

-Ela esta' voltando!

Rapidamente ele pegou as chaves, o porta-retrato e saiu pelo corredor aos trancos.

Frente a raiva,
homens esmurram.

Ou fogem.

2 comentários:

Anônimo disse...

fogem do amor..

Anônimo disse...

Filhos: como sabê-los, se não tê-los? Amor incondicional.