Candeias, Mestres e Capoeira

Mestre Suino é o lider e criador do Grupo Candeias.

Sao muitos anos dedicados a compor, como um maestro, um dos maiores grupos do Brasil (mais de 5000 alunos) espalhados por varios paises.

Aqui relato um pequeno episodio do meu primeiro encontro com o Mestre.

Fui visitar seu grupo em Goiania e mesmo sem estar com a roupa adequada, me apresentei para jogar movido pela força e energia da roda

Na entrada da roda, ao chegar perto do berimbau para pedir minha bençao, o proprio mestre se apresentou pra jogar comigo.

Que honra.

Meu primeiro movimento foi digno do que veio a acontecer...

Na primeira meia lua esparramei um monte de moedas pela roda.

Que vergonha!

Acredito, lembrando do fato, que fiquei nervoso antes de entrar na calorosa roda de capoeira e me esqueci completamente das moedas no bolso.

O Mestre sorriu. Tranquilamente jogou alguns golpes simples e esperou que as moedas fossem retiradas pelos capoeristas ao redor.

Quando o terreno ficou limpo o mestre com dois movimentos rapidos me levou ao chao em uma banda memoravel.

Foi a primeira liçao.

Convivi com o mestre pelos anos seguintes, recebendo as aulas e seus ensinamentos.

Em 1994 fui batizado pelo Mestre Xereu e ganhei como presente do mestre Suino o nome de Mandingueiro. Obrigado Candeias !

Video com uma pequena aula do mestre Suino na Irlanda



Nenhum comentário: