Estrategia de Venda

Curtia a praia de Copacabana lendo minha recente aquisicao: Tabula Rasa.

Um livro pesado, lento, falando das ultimas descobertas para uma melhor analise do comportamento humano.

Pois eh, os caras tao tentando explicar o inexplicavel.

Deveria se chamar "Tabula Pesada".

Mas uma palavra poderia descrever o livro ateh onde fui:
Fascinante.

Enfim, cheguei a praia com boneh, sunga, livro e 20 reais. Aluguei cadeira e guarda sol, afinal, minha pele branca lesma nao aguentaria aquele sol escaldante do Rio de Janeiro.

Pra quem nao conhece, na praia de copacabana se vende tudo.

Ateh mao.

Isso mesmo, tu compra o bronzeador e alguem passa o oleo em ti.

Tem biju, mate, biscoito globo, bronzeador, camiseta do Brasil, sunga, canga, boneh, pipa, bijuteria, sanduiche natural, oculos...

Sabe o silencio?

Fugiu de lah faz anos.

Na praia voce estah sempre escutando um apelo de venda.

As vezes direto como "Olha agua, Olha agua..".

As vezes elaborado como "Camarao fresco, novo, recem pescado, tah gostoso, salgadinho como o mar... Camarao fresco, novo...."

No meio dessa epopeia sonora, busquei meu livro.

O inicio da leitura foi dificil mas logo a cabeça começou a divagar e criar perguntas, pensamentos.

Enfim, falso silencio.

Depois de um tempo nessa ilusao, ignorando o espaço a minha volta, sinto que algo me incomoda. Estranho.

Sensacao de que tem alguem olhando.

Na ilha mental da fantasia, ainda entorpecido pelas ideias, olhei pra direita. Como um soco, recebo essa frase que me pega totalmente desprevenido:

-Tudo que eh gostoso, eh maravilhoooooso !

Parado, olhando pra mim, um vendedor de empadinhas solta essa inusitada frase. Tatua meu subconsciente. Desmonta.

Sopetao que embaralhou meus sentidos.

Minha cara arredondou. O sorriso foi inevitavel.

-Me dah uma empadinha entao !

Pago com a sensacao de que ganhei uma estoria. Olho com admiracao esse senhor de seus 50 anos, vendedor profissional de praia.

Nao gasta voz, nem anda muito. Saudavel, no meio daquele sol escaldante, dava show de venda.

Na empadinha, quentinha, coloquei meu preparado alucinogeno.

Dai pra frente, o livro ficou levinho...

Nenhum comentário: