Tsunami

Sendo brasileiro, prepare-se:

Voce estah vivendo em um pais evangelico.

Isso mesmo.

Seu pais eh evangelico.

Sabe a frase "comendo pelas beiras".
Pois eh. Nao tenho estatisticas, mas vejo.
Parando pra ver, confirma.

Duas historinhas, dentre muitas:

Saindo de uma gafieira onde deixei pra tras Cibele, Sheila e Carlinhos de Jesus, pensei em revisitar a Candelaria. Estava perto, uns 4 blocos de caminhada.

Meia noite. Regiao barra pesada.

A vontade de relembrar um antigo lugar de trabalho venceu a hesitacao. Trabalhei a mais de 15 anos atras no Banco Brasileiro e Iraquiano, que ficava de frente pra Igreja da Candelaria.

O Banco nao existia mais.

Mas havia um movimento incomum pro horario e notei ao redor da igreja varios grupos, cada um em circulo. Fui averiguar.

Eram evangelicos fazendo oracoes pros meninos mortos no massacre da Candelaria.

Exemplos para renovacao da fe' ?
Ali estava um.

Eram pelo menos 5 minivans, cada uma com um grupo, cada grupo de uma igreja diferente e pelo jeito, cada grupo veio por conta propria.

Me aproximei.

Eles conversavam sobre a vida e coisas do dia a dia. Riam e brincavam. Ao notarem minha presença pergutaram educadamente se eu queria participar da oracao.

Respondi que nao, talvez na proxima.

Uma moça bem nova nao entendeu e fez de novo a mesma pergunta. Nao precisei responder pois um dos mais velhos interferiu e respondeu por mim, dizendo que eu nao iria participar. Das 15 pessoas que estavam nesse grupo, varias fizeram cara de nao entender minha recusa.

Deram as maos e iniciaram a reza.

Antes do final, caminhei em direcao ao outro grupo, uns 100 metros do primeiro. A historia parecia se repetir. Conversas. Convite. Reza.

Eram marola. Viraram onda. Serao Tsunami.

E Tsunami me leva pra proxima historia:

---

Bairro do Bonfim, Pirenopolis.
Convidei meu primo para ver esse bairro pobre de minha cidade.

Era um belo fim de tarde e havia um bom numero de pessoas na rua. Paramos em uma das igrejas. O pastor chamou nossa atencao.

Na verdade paramos porque ele era bom. Otimo de conversa. Excelente nos gestos e expressoes faciais.

A igreja estava semi lotada.

O pastor falava de Jo'.

Falou bem falado, para quem eh da igreja. As pessoas respondiam. Repleto de exemplos de moral. Riu, orou e exorcisou.

Pediu mais oracoes.

Mas em um dado momento do seu discurso inflamado, disse:

-"Deus manda coisas boas e ruins. Os Tsunamis por exemplo que acaba de acontecer nao eh maldade de Deus, eh uma prova para renovarmos nossa feh. Mas Deus manda coisas boas tambem, olha que beleza esses transgenicos ! Eles vieram pra acabar com a fome do mundo"

Eu e o Bruno nos olhamos assustados.
Pois eh. Eles estao falando de coisas que voce nao imagina.

Tenho cah pra mim que andam falando ateh com a Monsanto...

2 comentários:

Anônimo disse...

Brother, não aguentei e quis manifestar, ainda que anônimo... O que eu penso dessa corja quue ainda vai tentar queimar a gente, por várias posições que assumimos ao longo de nossa vida.
Essa mesma cambada que, na hipótese do retorno do tal "mestre" barbudo ia cricificar ele de novo. Colam adesivos nos carros, dizendo "propriedade do barbudo...", "pertence a JC..."e por aí vai... Se o maluco cai na besteira de retornar ao mundo e solicita os bens todos em seu nome ou a Ele atribuídos, já viu, né? Tacam o cara na cruz de novo, o filho da mãe usurpador.
É confortável a ignorância que traz um credo desses, basta alegar que se crê e o resto está justificado, explicado, poupa o trabalho dos neurônios, a regra tá cagada, é uma beleza, em "Seu" nome tudo se faz.
Já parou pra pensar que uma coletânea de lendas sobre alguns rebeldes que se insurgiram contra o poder reinante na época foram compiladas, atribuídas a um só cavalheiro e em seu nome toda sorte de imbecilidade vem sendo cometida há dois milênios???
Puta que pariu, lança-chamas na madrugada nessa tropa, cai melhor neles que nos menores que há algum tempo atrás cometiam atrocidades nesse mesmo lugar que vc tem o dom de descrever com poesia e quando morreram se tornaram "mártires"...
O ser humano e sua infinita capacidade de distorcer fatos...
Regards ~~~/~~~

Anônimo disse...

antes da candelária vc cozinhou p/ mim..
lembro sempre do cookie de aniverário que ganhei desta amigão querido